BOTE COM REMO CENTRAL E REMO DE POPA

Chama-se "remo central" quando sobre o bote é presa uma armação que permitirá o uso de remo de voga, ou seja, dois remos grandes apoiados em forquetas. Esta configuração permite que apenas um remador seja suficiente para controlar o bote. Se a armação for posicionada bem junto à popa, a expressão "central" perde um pouco o sentido, razão pela qual utilizamos no caso "remo de popa".
Apesar de introduzido no Brasil desde o princípio do rafting comercial no Rio de Janeiro (início dos anos 80), o uso do remo central ainda não se difundiu muito pelo restante do país.
Já os catarafts (invenção mais recente) são botes em forma de catamarã: dois tubos infláveis, unidos pela armação. São mais velozes, manobram melhor e furam com mais facilidade os refluxos.
Em contrapartida tem menor capacidade de carga e a armação é mais pesada do que a de um bote de comprimento equivalente.



Vantagens do uso de remo central ou de popa:
• O controle do bote é bem mais fácil. Fazendo com que o guia não dependa tanto dos turistas, aumentando a segurança em corredeiras fortes.
• É mais fácil de aprender a guiar.
• Particularmente a armação posicionada na popa, com o auxílio de mais dois remadores normais na proa, torna o bote bastante manobrável.
• É muito usado em expedições para levar a carga, que pode ser mais bem acondicionada.

Desvantagens:
• Maior quantidade de equipamento envolvido.
• É mais difícil desvirar o bote em caso de emborcar.
• Menor capacidade de passageiros para um mesmo tamanho de bote devido ao espaço ocupado pela armação, daí em geral ser considerada menos interessante comercialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário