ATIVA RAFTING 05 AGO 2012

Fui convidado pelo Otto Hassler, para operacionalizarmos um final de semana de atividades de aventura, com trilhas pela mata atlântica, visita a roça do Sr. Juvenal, rapel, tirolesa e uma descida de rafting no Rio das Almas, localizado no município de Nilo Peçanha, na Bahia. No dia 5 de agosto de 2012, fomos fazer o receptivo ao pessoal, um grupo de alemães, em Bom Despacho, na ilha de Itaparica e voltamos diretamente para a base da Ativa Rafting, na Costa do Dendê.

Eco Lodge ATIVA RAFTING Costa do Dendê, BA.
Vista do trecho do Rio das Almas, BA
Auto retrato na beira do rio das Almas, BA.
Assim que chegamos, fui verificar o potencial que o rio oferecia, e para a minha surpresa, tinha duas corredeiras de classe III e IV+, bem próximos da base.
A primeira corredeira chama-se Corredeira do Mistério, Classe III, tem aproximadamente 600 metros de corredeira, e no começo da descida, tem um "S", onde o guia não consegue exergar a leitura do fluxo d'água.


"S" da Corredeira do Mistério, Classe III
Corredeira do Mistério, Classe II/III
A segunda corredeira é o Salto do Boda, Classe IV+, com um bom volume d'água e um forte refluxo na sua base.

Salto do Boda, classe IV+
No segundo dia, iniciamos as nossas atividades com uma caminhada pela Mata Atlântica, guiado pelo local Sr. Juvenal, um senhor muito simpático e que conheçe bem as trilhas da região.

Vista da região de Nilo Peçanha BA.
Árvore nativa da Mata Atlântica.

Continuamos a nossa atividade visitando a roça do Sr. Juvenal, que nos recebeu com muita atenção. Provamos guaraná da amazônia, cupuaçu, laranja, limão, manga, banana, cacau, graviola, acerola....

Otto Hassler orientando a visita na roça do Sr. Juvenal.
O  cacau do sr. Juvenal
Finalizamos o dia fazendo uma fogueira na beira do rio, onde conversariamos sobre as atividades de rafting e rapel que iriamos fazer no dia seguinte.

Otto preparando a nossa fogueira.
No terceiro e ultimo dia da nossa expedição, partimos por uma estrada de barro e percorremos aproximadamente 15 kms, até o local onde iriamos desembarcar os equipamentos dos carros e iniciar toda operacionalidade de rafting. Depois de equipados e instruções passadas, iniciamos a nossa descida no rio. 

O rio tem várias corredeiras que vai do nível II ao nível IV+ de dificuldade além dos vários trechos de remansos.

Diversas corredeiras fazem parte do cenário dessa região, destacando o Salto do Tacho, Corredeira do Mistério, Salto do Boda, Salto do tronco, Salto do Caldo e Corredeiras do Himalaia.

Deslocamento para o início do rafting.
Corredeira do Tacho, classe III


Diversas atividades foram executadas durante a descida, especialmente nos remansos. Jogos tais como, o cabo de guerra e levantar a proa do bote e se equilibrar.

"S" da Corredeira do Mistério, Classe III+
Corredeira do Boda, classe IV+
Para finalizarmos as nossas atividades, terminamos o dia praticando rapel, numa pedra que encontramos na beira do rio, com a altura aproximada de 10 metros, que era o suficiente para que todos praticassem. Fizemos as ancoragens, montamos e equipamentos e fizemos várias descidas até cansarmos.

A interação e convivência entre pessoas, contato com a natureza, trabalho em equipe, segurança e muita diversão foram ingredientes fundamentais para a realização das nossas atividades nos dias em que convivemos nesse pedaço do paraíso baiano na costa do dendê.

Otto preparando o equipamento de rapel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário