RIOS





O Rio de Contas é um rio brasileiro que banha o estado da Bahia. Erroneamente, é também conhecido por "Rio das Contas". É o principal rio da bacia hidrográfica que leva seu nome.

Tem sua nascente na Serra da Tromba, entre os municípios de Piatã e Rio de Contas, passa pelas cidades de Abaíra, Jussiape, Dom Basílio, Tanhaçu, Jequié, Jitaúna, Ipiaú, Itagibá, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, para finalmente ter a sua foz no Oceano Atlântico, em Itacaré.

A bacia engloba um território de 55 334 quilômetros quadrados. O uso econômico é variado: irrigação, produção energética, mineração e abastecimento das cidades situadas no perímetro.
É a maior bacia inteiramente situada no estado da Bahia, na qual estão situados 86 municípios, um território que equivale a 10,2 por cento do território estadual.

Formação rochosa do canyon do Rio de Contas BA.
Remanso entre as corredeiras.
Carrossel II - Classe V+

Corredeira do Carrossel - Classe III
Corredeira do Salto da Pancada - Classe III.

Corredeira do Corredor Polonês - Classe III+





O rafting em Nilo Peçanha é praticado no Rio das Almas, com corredeiras que vai do nível II ao nível IV de dificuldade além do vários trechos de remansos.
Diversas corredeiras fazem parte do cenário dessa região, destacando o Salto do Tacho, Salto do Boda, Salto do Caldo e Corredeiras do Himalaia.
Algumas operadoras de rafting comercial organizam excursões para o rafting no Rio das Almas, onde o rafting em Nilo Peçanha vem crescendo muito, estendendo-se a polos turísticos mais consolidados na região, como Maraú, Boipeba e Morro de São Paulo.
Vista do trecho do Rio das Almas, em Nilo Peçanha BA.
Corredeira do Tacho - Classe II+
Corredeira do Mistério. Classe III+


Salto do Boda - Classe IV+
Salto da Tereza

Salto do Oco






Rio Jucu é um rio brasileiro situado na região sudeste, cuja bacia está totalmente incluída no estado do Espírito Santo. Ele nasce na região serrana do estado mais especificamente na região de Pedra Azul no distrito de Domingos Martins a 90 km do mar, e deságua no Oceano Atlântico.
É um rio com volume médio de água, nos trechos iniciais é rápido e com corredeiras constantes muito utilizado para a prática de rafting com classificação que vai de classe I a V+ quando mantido seu nível podendo chegar a classe VI na temporada das chuvas.


Vista do Rio Jucu.
Corredeira "Emprenssadinha" - Classe III
orredeira do "Tronco" - Classe III
Corredeira "Pedra do Brunão" - Classe IV
Degrau de Baixo - Classe III
É um rio histórico, que serviu às primeiras investigações do sertão capixaba. Foi o rio que permitiu o desbravamento do interior dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana.
O rio Jucu recebeu esse nome através dos índios, para os quais jucu é uma árvore de canela.

Percusso de cima do Rio Jucu - ES.

Percusso de baixo do Rio Jucu - ES.


RIO TENENTE AMARAL - JACIARA MT.
O Rio Tenente Amaral localiza-se no município de Jaciara, estado de Mato Grosso, na Estrada Parque Cachoeira da Fumaça, sendo que o embarque no rio fica dentro de uma usina hidroelétrica e o desembarque dentro do Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça. percusso total do rafting é de aproximadamente 3 km, passando por diversas corredeiras, como a "Onda Lateral"(classe II), "Rebojão"(classe II) "Tamburello"(classe III) e "Bambu"(classe III), em um local de exuberante beleza, que proporciona a prática de diversos esportes de aventura.

RIO DO PEIXE - SOCORRO SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário