MECÂNICA DAS ÁGUAS


No rio encontramos diversos tipos de correntes que podem ser descendentes (no sentido do rio), contrárias e até indefinidas, tudo dependendo da formação do leito e das margens.

 FLUXO LAMINAR: É a corrente suave e sem obstáculos. A água se movimenta mais rápida no centro do que no fundo e nas margens.

FLUXO TURBULENTO: Acontece quando a corrente passa em desníveis maiores e por vários obstáculos.

FLUXO CAÓTICO: Quando existem grandes desníveis, muitas pedras e não tem definição certa do fluxo principal.

 REMANSOS: Aparecem normalmente atrás de obstáculos (pedra, ilhas), dentro do rio ou em regiões de transição de correntes perto das margens (mais rasas).  A água pode estar parada, agitada ou fluir em direção contrária ao rio.

LINHA DE REMANSO: Divide as regiões de corrente e de remanso.  Esta linha pode ser bem definida, com clara separação entre ambas as regiões.

ONDAS ESTACIONÁRIAS: Se formam sempre depois de uma pedra, próxima da superfície.  Quanto mais próxima da superfície a pedra se encontra, mais agitadas se tornam as ondas.  A formação acontece também quando o rio se afunila e a velocidade aumenta.

 REBOJO: Se formam quando correntes submersas chegam novamente na superfície.  Acontece também como um segundo estágio dos redemoinhos.  A água é puxada para baixo e sobe novamente em forma de uma bolha.

 REDEMOINHOS: Se formam na linha entre duas correntes em direção contrárias, como na linha de remanso.  A água entra em círculo, puxando o nadador para baixo.

LÍNGUAS: Acontecem num afunilamento do rio durante um desnível.  Geralmente forma uma passagem limpa e fácil.

 QUEDAS: Podem ser em forma de cascatas ou em forma de queda livre.

 REFLUXOS: Apresenta-se em grande quantidade geralmente em rios de grande desnível.  Nesta formação a água passa sobre uma pedra, ou um ponto de grande desnível e cai em um buraco, ou em um platô, provocando movimento de turbulência no sentido contrário a corrente. O refluxo, devido ao movimento rotatório da água, contém muito ar e não proporciona boa flutuação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário